Na esteira das celebrações do dia internacional do meio ambiente, foi inaugurado no último dia 4, em grande evento para autoridades ambientalistas e imprensa internacional, o Save The Beach Hotel. Inusitado, o hotel entra para a história como o primeiro feito com lixo, em obra concebida pelo escultor alemão HA Schult para o movimento ecológico que objetiva preservar as praias européias e seus entornos. 

E foi com 12 toneladas de lixo captado em três quilômetros quadrados de praia que o artista cobriu as paredes do hotel, instalado nos jardins do Castelo de San Angelo, em Roma, a 500 metros do Vaticano. Na verdade, uma moderna estrutura pré-fabricada serviu de base para os painéis de lixo, também pré-montados, com os mais diversos tipos de detritos, entre objetos, artefatos e materiais, devidamente higienizados para o uso.

Com oito metros de altura, doze de comprimento e cinco quartos, o Save The Beach Hotel teve como primeira hóspede a dinamarquesa Helena Christensen, modelo dedicada a causas humanitárias e ambientais, que ali passou a noite inaugural como símbolo de seu compromisso com a causa e da importância da conscientização de todos. Afinal, como diz a advertência aos hóspedes na entrada: “Nós construímos o primeiro hotel feito de lixo no mundo. Este será o futuro de nossas férias se nada fizermos para preservar nossas praias.”

www.coronasavethebeach.org/ 

Fotos: Divulgação