Abertura da primeira Ocupação do ano com homenagem a Luiz Sergio Person e leitura da peça Orquestra de Senhoritas
![Luiz Person Exposição](https://www.ppow.com.br/wp-content/uploads/2016/02/10.LuizSPerson_CreditoAcervoFamiliaPerson-520x382.jpg)
Luiz Sergio Person
• No dia 20/02 (sábado): abre a primeira Ocupação do ano; o homenageado é Luiz Sergio Person. A mostra é sobre a vida, a trajetória no cinema, teatro, publicidade e tantas outras áreas nas quais Person empreendeu e marcou a cultura nacional entre os anos 50 e 70. A curadoria é das filhas dele, Marina e Domingas Person, da esposa, Regina Jehá, compartilhada com as equipes dos núcleos de Audiovisual e Literatura e de Comunicação do instituto.
![Aquarelas de Valdy Lopes mostando o cenário da exposição](https://www.ppow.com.br/wp-content/uploads/2016/02/059.Oc_.Person_Aquarela_ProjetoValdyLopesJn_2-520x315.jpg)
Aquarelas de Valdy Lopes mostando o cenário da exposição
Como as demais do gênero, a exposição proporciona ao público um mergulho na vida de uma personalidade relevante para a cultura brasileira e inspiradora das novas gerações de artistas. Luiz Sergio Person (1936-1976) foi cineasta, roteirista, publicitário e produtor e ainda fez incursões no teatro sobretudo na década de 1970, com produções do Auditório Augusta Auditório Augusta. A versatilidade e a intensidade nestas áreas são a tônica desta Ocupação, que marcam os 40 anos de morte e 80 anos de nascimento do artista.
No campo do cinema, pela primeira vez, o público tem acesso ao roteiro de A Hora dos Ruminantes adaptado do romance homônimo de José J. Veiga e escrito pelo cineasta em parceria com o crítico Jean-Claude Bernardet; e rascunho, roteiros, fotos e outros tipos de registros sobre os clássicos São Paulo Sociedade Anônima (1965) e O Caso dos Irmãos Naves (1967).
Em relação ao teatro, fica evidente o Auditório Augusta (atual Teatro Augusta), inaugurado por Person e Lauro Mirko Laurelli, nos anos 70. Neste núcleo há catálogos de alguns espetáculos e o mais importante é o texto da peça Trotski no Exílio, adaptada por Person do texto de Peter Weis (1916-1980), nunca encenada, depois de ter sido censurada em 1975. No espaço expositivo da Ocupação também haverá depoimentos em audiovisual de atores, críticos, roteiristas, cineastas que trabalharam com ele, como a Eva Wilma, além da família.
Para a Ocupação Person, ele desenhou os 100 metros quadrados no Piso Paulista do instituto de modo a mostrar em um espaço aberto a obra multifacetada do homenageado. O lugar apresenta projeções em painéis, jogos de imagens sobrepostas, carpetes e veludos verdes revestindo quase todo o espaço expositivo. Somam-se memórias e sons que compuseram os breves e intensos 39 anos vividos por Person. Sobre mesas, em prateleiras e vitrines, abriga, ainda, centenas de fotografias, livros, documentos e obras usadas pelo artista como referência.
![Mulheres Person](https://www.ppow.com.br/wp-content/uploads/2016/02/041.DomingasEMarinaPersonDReginaJeha_OcPerson_IC_FotoAndreSeiti-520x368.jpg)
Mulheres Person
Teatro e oficina para crianças e adultos em uma referência ao universo artístico de Person
A programação do Fim de Semana em Família começa em 2016 com o espetáculo de luz e sombras Anjo de papel, da Cia. Fios de Sombra, e a oficina Eu-desenho, ministrada por Manuela Eichner, compõem a programação que marca a abertura da Ocupação Person; no mesmo espírito, no último fim de semana do mês é realizada a mini oficina Experimentos em animação, organizada pelos educadores do instituto.
• Dias 20 e 21 (sábado e domingo): como parte da programação paralela à mostra, no mesmo fim de semana de abertura da exposição, acontece também a leitura da peça Orquestra de Senhoritas, que foi encenada na década de 70 no Auditório Augusta e causou polêmica, já que as “senhoritas” foram encenadas por homens vestidos de mulheres, como Paulo Goulart, Laerte Morrone e Ney Latorraca. No Itaú Cultural, os diálogos serão lidos pelos atores Ando Camargo, Cassio Scapin, Cleiton Santos, Ivo Muller, Jonatan Harold, Nilton Bicudo e Rafael Gama. A direção é de Elias Andreato, a direção musical de Fernanda Maia e a produção de Domingas Person.
:: Serviço ::
Ocupação Person
De 20 de fevereiro a 3 de abril – Itaú Cultural
Avenida Paulista, 149, Estação Brigadeiro do Metrô
Fones: 11. 2168-1776/1777
[email protected]
www.itaucultural.org.br
Recent Comments