Detalhes da nossa experiência em viagem para a estação de esqui Nevados de Chillán

A temporada de esqui em Chillán está a todo vapor. Na semana passada estivemos nas pistas de Nevados de Chillán, localizado no Valle Las Trancas – que é uma pequena aldeia andina – na região de Bío Bío, que fica a quase 200km de Concepción e 400km da capital chilena, Santiago. Agora entramos na baixa temporada que vai até outubro, com boas previsões de neve e melhores preços. O destino de Nevados de Chillán é muito procurado por quem deseja praticar esportes na neve e turistas que buscam experimentar as piscinas termais com suas águas aquecidas pelos vulcões. Muitos dizem que Chillán é a melhor estação de esqui da América Latina. Suas 32 pistas, sendo 22% para iniciantes, 41% para intermediários, 31% para avançados e 6% para experts, garantem diversão para todos os níveis de esquiadores e snowboarders. A famosa Três Marias com seus 13 km de extensão pode ser aproveitada principalmente por iniciantes, que desfrutam de uma paisagem incrível enquanto deslizam sobre o caminho de neve até a base.

Em nosso último post sobre Nevados de Chillán, informamos que a estação de esqui fica na base de três vulcões adormecidos… porém, enquanto estávamos nas montanha, um deles soltou uma leve explosão que fez a terra tremer e fumaças cinzas e brancas implodirem no céu azul. Em vários pontos da montanha é possível avistar vapores sendo exalados pelos vulcões. Muito emocionante!

Explosão do vulcão gera fumaça negra no topo da montanha

A região possui muitos atrativos para turistas, mas nosso objetivo era esquiar, esquiar e esquiar, portanto, caso deseje mais informações sobre acessos a Chillán, o que fazer e onde ficar, acesse esse link.

:: Nossa experiência em Nevados de Chillán ::

Uma viagem começa quando você compra a sua passagem aérea. Definida a data, começamos os planejamentos para mais uma PPOW Travel na neve e quando se trata de uma viagem de aventura, o mais importante é preparação física. No meu caso, há 8 anos eu não esquiava, portanto, pesquisei sobre treinos de esqui na internet e montei meu próprio treino, que se adequasse ao meu estilo de vida, meus horários e equipamentos. Moramos em uma casa ampla dentro um condomínio com ruas planas e isso me permitiu fazer treinos de corrida na rua, pedalar de bike e pular cordas dentro de casa. Estou longe de ser uma atleta, bem longe… rsss Para mim, eu atingi 40% das metas que tinha estabelecido nos treinos, mas o pouco que fiz em 8 semanas antes da viagem, valeu muito a pena.

Saímos de São Paulo para Santiago e alugamos um carro para ir até Chillán. Pegamos um engarrafamento por conta de um feriado, que atrasou nossa viagem em mais 2 horas além do estimado. Um casal de amigos já viajou de trem e acharam bem confortável, com a vantagem de que puderam aproveitar o bar e o visual com mais tranquilidade, além de não ficar no trânsito. De qualquer forma nós precisávamos de um carro para ir até a estação, pois ficamos hospedados na Atacalco Farm, uma fazenda lindíssima da família de um amigo. Alugamos um carro 4×4, que foi essencial para subir as ladeiras congeladas da estrada do Valle Las Trancas até a estação de esqui. Quem não estava de 4×4 teve que alugar correntes para colocar nas rodas, se não o perigo de deslizar e perder o controle do carro era grande. Vimos muitos carros derrapando e sendo obrigados a parar no meio da pista para colocar correntes.

Esperando o carro alugado no aeroporto de Santiago

Na chegada em Santiago fomos direto para um shopping, pois um integrante do grupo queria comprar uma prancha de snowboard. Se você gosta de esportes de aventura, tem que visitar o Mall Sport. O shopping era incrível, no tamanho ideal para não perder tempo com o que precisa encontrar com lojas especializadas para cada tipo de esporte: corrida, tênis, esqui, snowboard, canoagem, bike etc. Para amantes de esportes de aventura é uma perdição, dá vontade de comprar tudo! Para quem visitar o Mall Sport com crianças, existem diversas atividades e entretenimento até para os maiores como piscina de ondas, paredes de escalamento e pista de patinação no gelo ao ar livre.

Felicidade é um brinquedo novo!!!

Matamos a fome no Burger, Beers and Boards e o garçom foi muito atencioso, nos deu dicas de outros restaurantes para conhecer em Santiago e nos alertou em relação aos táxis, dizendo que era mais prudente pegar apenas uber. Além desse lugar tinha mais um restaurante ao lado, alguns quiosques de sucos, cafés, sorvetes e um Starbucks dentro do shopping.

Como ficamos hospedados na fazenda, no segundo dia fomos na cidade de Chillán para ir ao supermercado Jumbo nos abastecer para a semana, compramos coisas para o café da manhã, jantar e muitos vinhos e chocolates. O supermercado ficava em um lugar que tinham outras lojinhas, onde pudemos comprar um chip para o celular para usar whatsapp, internet e ligações locais. O chip é fundamental para poder se comunicar com o grupo que você está viajando e também aproveitar alguns descontos que as operadoras oferecem nas estações de esqui.

:: Aluguel de equipamentos de esqui e snowboard ::

No mesmo dia fomos alugar os equipamentos para quem não tinha o seu próprio. Em Las Trancas indicamos a loja “El Frances” para a locação de equipamento. Particularmente achamos tudo super caro, portanto, se você pretende investir em roupas de esqui ou snowboard, vale a pena passar na Decathlon antes de viajar, principalmente para a compra da segunda pele. Os preços mais baratos que vimos de blusas para segunda pele eram em torno de 70.000 pesos chilenos, que são quase R$350 – na Decathlon uma segunda pele de excelente qualidade você paga R$60. É uma peça fundamental para os praticantes de esportes na neve, mas fica embaixo de outros 2 casacos, então não precisa ser nada fancy. Já os casacos na Burton, por exemplo – eram m a r a v i l h o s o s – mas custam em média R$1.000. Um goggle (óculos/máscara para neve) na Burton era R$500 e na loja do “El Francês” encontramos diversos modelos de uma marca italiana com ótimo custo x benefício, pagando uns R$180.

Loja El Frances de venda e locação de equipamentos, roupas e acessórios de esqui e snowboard

:: Dica para compra de lift ou skipass ::

É melhor comprar os passes por dia, pois você nunca sabe quais serão as condições do tempo esse você acabar se machucando, pode descansar um dia para aproveitar ao máximo da montanha no dia seguinte. O chip da Entel dava 15% de desconto no lift para a montanha. A gente tinha que baixar o app e se cadastrar para ganhar o desconto. Uma vez que você compre o ticket, você pode recarregar o cartão online pelo site. O ticket na baixa temporada custa 57 USD por pessoa/dia. Veja a tabela de valores dos tickets de Nevados de Chillán clicando aqui.

:: Surfando na montanha ::

Todos equipados com seus tickets, chips de celular, equipamentos, acessórios e chocolates na mochila, vamos esquiar!

Abaixo você pode ver o mapa das pistas de Nevados de Chillán. Mesmo em dias ensolarados, alguns dos lifts podem se encontrar “cerrados” (fechados) por causa dos fortes ventos no topo da montanha. Pegamos mais de 35km/h de vento em cima da cadeirinha e é de se congelar! Os principais lifts que usávamos eram o Otto – que nos levava aos acessos das pistas pretas, vermelhas, algumas azuis e principalmente para parte de trás da montanha, onde podíamos caminhar e descer um vale para a prática de freeride. Essa parte é adequada aos experts, mas como somos metidos fomos lá conferir. Para quem faz snowboard é muito mais fácil, pois a área da prancha é maior que dos esquis e você tem mais controle. É muito importante avaliar o trajeto que vai seguir, por conta de pedras e árvores pelo caminho. Em outro post contamos mais sobre as “roubadas” e capotes da trip… rsrsrs

Se você é experiente e corajoso, vale a pena arriscar!

O lift do Otto é o mais demorado, levando 20 minutos para chegar ao topo, portanto muitas vezes gente preferia subir o Wenche e depois Cornisa para ficar nas pistas ao lado do Mirador, que levava ao pico mais alto com 2.500 metros de altitude. Acima disso é uma área exclusiva para catskiing, onde você pega um trator como meio de elevação para esquiar próximo ao pico do vulcão Nuevo. Infelizmente na semana passada teve um acidente e a casa de máquinas do Otto pegou fogo! A estação continua em funcionamento, porém com esse lift a menos.

Nevados de Chillán: entrada do lift Otto antes do incêndio

Nós eramos sempre os últimos a sair da montanha e os caixas do estacionamento já estavam fechado por isso não precisávamos pagar para sair.

No segundo dia de esqui eu estava com muita dor de cabeça, pois no dia anterior usei um goggle que estava sem a proteção de ventilação e tomei muito vento na cara. Não consegui esquiar – aí demonstra que estar com bons equipamento é vital para não cair numa fria – e o Pedro também fez uma lesão leve no tornozelo, então decidimos ficar na fazenda e explorar os arredores. Caminhamos a manhã toda e a tarde fizemos uma trilha que beirava o rio,onde chegamos até uma praia com diversas mini cachoeiras pouco antes do por do sol. Os cachorros da fazenda nos acompanharam e foi ótimo sentir a presença deles enquanto percorríamos caminhos desconhecidos. No final agradecemos por ter conhecido novos lugares e desfrutado de momentos que serão inesquecíveis.

No dia seguinte estávamos zerados e cheios de energia para esquiar muito!!! Dois dias depois foi anunciada uma nevasca e amanheceu chovendo. Todos aproveitaram para acordar depois das 10h, tomar um belo brunch e a tarde passear pela fazenda.

No dia seguinte também estava nevando muito,mas o time encarou a friaca e subiram. Eu e o Pedro decidimos esperar melhora o tempo e ficamos no bar do Hotel Termas de Chillán. Depois de uma hora o tempo melhorou, abriu o sol e fomos para a montanha. Quase todos os dias descíamos direto para esse hotel para nos reunir ante de ir embora. Tomávamos mais uns drinks, um capuccino, jogávamos gamão e curtíamos o entardecer cor de rosa das janelas.

Vista do hotel para a montanha.

:: Onde comer na montanha? ::

Nevados de Chillán conta com uma variedade de cafeterias para desfrutar de boa comida e bebidas. Das que frequentávamos, a mais alta é próxima ao lift Mirador a Club Buena Vista, com destaque para o salmão com cogumelos e abacate; a cafeteria Otto, que fica anexo ao hotel Alto Nevados, tem uma pizza deliciosa; e a cafeteria Iglu que para nós era a melhor de todas, com um atendimento sensacional, um ceviche incrível e a gente ainda podia colocar nosso celular para toda nossas músicas curtindo um happy hour après ski.

Agradecemos a hospitalidade da Atacalco Farm durante os maravilhosos dias em Chillán nessa temporada de ski 2017.