Exposição apresenta 270 peças de arte indígena
Ora vista como arte, ora vista como artefato etnográfico, a produção indígena brasileira ganha na mostra “ArteFatos Indígenas” um olhar mais aprofundado, que sublinha o característico processo do “fazer com arte” e a relação entre este fazer e a salvaguarda de conhecimentos tradicionais.
![12 Vasilha de cerâmica, Povo Asurini do Xingu - Pará](https://www.ppow.com.br/wp-content/uploads/2011/09/12-Vasilha-de-cerâmica-Povo-Asurini-do-Xingu-Pará.jpg)
Vasilha de cerâmica, Povo Asurini do Xingu - Pará
Com 270 peças, a exposição traz ao público as recentes coleções de arte indígena adquiridas pela Secretaria de Cultura da Prefeitura de São Paulo para integrar o acervo do Pavilhão das Culturas Brasileiras.
Em ArteFatos Indígenas os curadores Cristiana Barreto e Luis Donisete Benzi Grupioni dividiram a mostra em módulos que evidenciam a obra contemporânea de 12 povos indígenas da Amazônia, dos Estados do Amapá, Pará e Mato Grosso: Wajãpi, Galibi, Palikur, Karipuna, Galibi-Maworno, Tiriyó, Kaxuyana, Wayana, Aparai, Asurini, Kayapó e Kayapó Xikrin.
![6 Roda de teto de casa comunitária, Povos Wayana e Aparai - Amapá, Artesão Jaké Aparai, junho de 2010](https://www.ppow.com.br/wp-content/uploads/2011/09/6-Roda-de-teto-de-casa-comunitária-Povos-Wayana-e-Aparai-Amapá-Artesão-Jaké-Aparai-junho-de-2010.jpg)
Roda de teto de casa comunitária, Povos Wayana e Aparai - Amapá, Artesão Jaké Aparai
Os trabalhos reunidos salientam a diversidade das tradições estéticas e a importância da manutenção destas tradições na produção contemporânea em novos processos de reafirmação de identidades indígenas específicas ou regionais.
Objetos rituais – máscaras, ornamentos corporais e instrumentos musicais – e do cotidiano – cerâmicas, cestos e bancos esculpidos em madeira – ilustram as diferentes tradições estéticas dos povos que os produzem. Além destas peças, 30 desenhos sobre papel mostram a riqueza da arte gráfica Wajãpi, reconhecida pela UNESCO como patrimônio imaterial da humanidade.
![3 Banco de pajé em forma de pássaro, Povo Galibi Marworno - Amapá, fotógrafo Nordevaldo dos Santos, 2011](https://www.ppow.com.br/wp-content/uploads/2011/09/3-Banco-de-pajé-em-forma-de-pássaro-Povo-Galibi-Marworno-Amapá-fotógrafo-Nordevaldo-dos-Santos-2011.jpg)
Banco de pajé em forma de pássaro, Povo Galibi Marworno - Amapá, fotógrafo Nordevaldo dos Santos
![13 Tanga ritual feminina, Povo Tiriyó - Amapá,Lourdes Tiriyó, 2008](https://www.ppow.com.br/wp-content/uploads/2011/09/13-Tanga-ritual-feminina-Povo-Tiriyó-AmapáLourdes-Tiriyó-2008-.jpg)
Tanga ritual feminina, Povo Tiriyó - Amapá,Lourdes Tiriyó
![9 Colar de criança, Povo Indígena Kayapó - Pará e Mato Grosso, Artesão desconhecido, 2010](https://www.ppow.com.br/wp-content/uploads/2011/09/9-Colar-de-criança-Povo-Indígena-Kayapó-Pará-e-Mato-Grosso-Artesão-desconhecido-2010.jpg)
Colar de criança, Povo Indígena Kayapó - Pará e Mato Grosso, Artesão desconhecido
: : SERVIÇO : :
ArteFatos Indígenas
Até 08 de janeiro de 2012, de terça a domingo, das 9h às 18h, com entrada até as 17h; entrada gratuita; ambiente acessível.
Pavilhão das Culturas Brasileiras
Parque do Ibirapuera (antigo prédio da Prodam)
Rua Pedro Álvares Cabral, s/ nº
04094-000 – São Paulo – SP
Telefone (11) 5083 0199 / Site: www.culturasbrasileiras.sp.gov.br / E-mail: [email protected]
Visitas monitoradas: para atendimento de grupos de escolares, organizações da sociedade civil, associações de moradores e etc.
Agendamento: pelo e-mail: [email protected]
Pizzaria Pizza Salvador Bahia Rio Vermelho Brasil Delivery http://www.vilaitalia.com.br
Pizzaria Pizza Salvador Bahia Rio Vermelho Brasil Delivery http://www.vilaitalia.com.br
Ótimo post, muito obrigado! Já comprei seguidor usando um painel SMM e a experiência foi excelente, especialmente quando se trata de escolher um bom provedor SMM.
Adorei! Vetorizar logo é o melhor caminho para garantir que sua marca se destaque em qualquer material.