IMS-RJ apresenta exposição dedicada à flora brasileira com litografias do botânico alemão Von Martius

 

Von Martius – As árvores que nasceram antes de Cristo na floresta às margens do Rio Amazonas, c.1858
Carl Friedrich Phillip von Martius
Litografia em preto e sépia sobre papel

 

Em comemoração aos 200 anos da chegada da missão austríaca no Brasil, o Instituto Moreira Salles do Rio de Janeiro inaugura no dia 4 de fevereiro a exposição O mapa de Von Martius ou como se deve escrever a história natural do Brasil. Com curadoria de Julia Kovensky, coordenadora de iconografia do IMS, e Iris Kantor, historiadora e professora da Universidade de São Paulo, a mostra tem como ponto de partida um mapa criado em 1858 por Carl Friedrich Philipp von Martius (1794-1868), botânico alemão, em que ele propôs uma divisão regional para o Brasil a partir de cinco grandes biomas.

Von Martius fez um levantamento muito expressivo da flora brasileira – o maior realizado até os dias de hoje – e, a partir dele, observou um conjunto de cinco biomas: cerrado, caatinga, mata atlântica, selva amazônica e pampa. O biólogo retratou essas paisagens em litografias que foram publicadas em sua monumental obra Flora brasiliensis, composta por 40 volumes apresentando mais de 20 mil espécimes vegetais catalogados, entre 1840 e 1906, incluindo no primeiro volume o mapa produzido em 1858. A exposição reúne cerca de 50 dessas paisagens, além de mapas e outras estampas que ajudam a entender a produção desse renomado naturalista do século XIX. 

Floresta que sombreia as encostas das montanhas da Serra dos Órgãos, na Província do Rio de Janeiro, c.1840
Carl Friedrich Phillip von Martius (a partir de Georges Leuzinger)
Litografia em preto e sépia sobre papel

 

Von Martius foi professor de botânica na Universidade de Berlim e diretor do jardim botânico de Munique, e veio ao Brasil como um dos integrantes da Missão Austríaca, que acompanhou a imperatriz Leopoldina na ocasião de seu casamento com d.Pedro I. Permaneceu no país entre 1817 e 1820 e, em companhia do zoólogo Johann Baptist von Spix, realizou expedições pelas regiões Norte, Nordeste e Sudeste, onde colheu e catalogou uma vasta quantidade de espécimes vegetais.

Cachoeira do Rio São Francisco, chamada de Paulo Afonso, c.1840
Carl Friedrich Phillip von Martius
Litografia em preto e sépia sobre papel

 

No acervo de Iconografia do IMS, existem aproximadamente 200 obras de Von Martius, entre elas as Tabulae physiognomicae – pranchas integrantes do primeiro volume da Flora brasiliensis –, uma edição completa de sua Reise in Bresilien, e um álbum de desenhos atribuído ao autor, intitulado Vues du Brésil, ilustrado com 78 imagens da paisagem e da flora brasileira.

  

O mapa de Von Martius ou como se deve escrever a história natural do Brasil

Curadoria: Julia Kovensky e Íris Kantor

Abertura:

Visitação: de 4 de fevereiro a 16 de abril

De terça a domingo, das 11h às 20h
Entrada franca – Classificação livre