Designers brasileiros desenvolvem tecido a partir de fitas cassetes recicladas

A fita cassete é um objeto que num futuro próximo virará apenas peça de museu, mas a dupla de designers brasileiros Júlio César e Alyce Santoro desenvolveu um novo produto a partir do material, que resultou na produção de um tecido sustentável. Batizado de Sonic Fabric, o tecido feito da reciclagem de fitas cassetes serve de matéria-prima para a fabricação de diversas peças de vestuário, como chapéus, bolsas e gravatas.


Praticamente sem ter mais utilidades nos dias de hoje, por conta do avanço tecnológico, o destino certo de muita das fitas cassetes é o lixo. No entanto, com o desenvolvimento do Sonic Fabric, que contém 50% de poliéster e 50% de fita cassete reciclada, é possível dar uma nova vida ao material.

Para extração da matéria-prima são necessários equipamentos específicos, pois é preciso ter cuidado ao manusear as fitas cassetes por possuírem componentes químicos.

Os produtos ganharam destaque ao serem expostos no “New Museum”, em Nova York. Com o sucesso, Júlio César vende as peças exclusivas e com edições limitadas em seu estúdio também localizado em Nova York.