Única Peça teatral de Milan Kundera, autor da obra “A Insustentável Leveza do Ser” em cartaz no CCBB SP até dezembro
Em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil de São Paulo até o dia 13 de dezembro, a comédia traz dois homens, amo e criado, vão rememorando aventuras e desventuras amorosas numa viagem a pé. Primeira peça teatral de Milan Kundera, autor do famoso “A Insustentável Leveza do Ser” e inédita no Brasil, o texto narra três tragicomédias que evidenciam o comportamento hipócrita entre as classes sociais. Direção de Roberto Lage, com Hugo Possolo, Edgar Bustamante, Renata Zhaneta e outros.
– Gosto muito da dramaturgia, da reflexão sobre o comportamento hipócrita do homem na sociedade. O Jaques de Kundera quebra as regras da sociedade em que se passa a ação, onde as pessoas não tinham a possibilidade de alterar seu status social. Em tempos modernos é delicioso trabalhar com um texto politicamente incorreto, um texto humanamente e naturalmente incorreto – aponta Roberto Lage.
Sinopse
Em 1972, o jovem encenador francês Georges Werler encontrou-se com Milan Kundera em Praga e trouxe clandestinamente para Paris o manuscrito de Jacques e o seu Amo. Kundera havia escrito a peça após a invasão russa, quando toda a sua obra, passada e futura, fôra, riscada das letras checas.
Foi o seu velho amor por Jacques le Fataliste que inspirou a Kundera este “divertimento no tempo da peste”, esta libérrima “Variação sobre Diderot”. A peça nada tem de lição filosófica; o que nela se exalta é o prazer da invenção, o humor e o racionalismo lúdico de Diderot, a sua extraordinária liberdade formal que, segundo Kundera, jamais encontrou paralelo na evolução da história do romance.
Na época em que Praga viveu o seu “fim do Ocidente”, Kundera saboreou essa estonteante liberdade de Diderot como quem saboreia um valor condenado e sem futuro. Hoje, quase trinta anos depois, Jacques e o seu Amo permanece como uma espantosa peça literária, à altura dos melhores romances do seu autor.
:: Serviço ::
Jaques e seu Amo
Ingresso: R$10
Horário: Quinta a sábado as 20h e domingo as 19h
Crédito Foto: Rede Globo
Recent Comments