Publicação traz a história, além de dicas e curiosidades do produto

A linha de azeites Cardeal, como forma de ajudar na melhor escolha do produto, disponibiliza em seu site o Guia do Azeite. O material apresenta a história, dá dicas e mostra curiosidades sobre o azeite. Para baixar o conteúdo gratuitamente é necessário apenas preencher um pequeno formulário.

Confira abaixo uma dica do Guia do Azeite:

– Como degustar

É importante não usar perfume, batom, estar em jejum de pelo menos 4h e ter comido somente alimentos de sabor bem suave na última refeição. Se for fumante é necessária uma abstinência de, no mínimo, 24h.

1 – Faça um bochecho com água morna, coma um pedaço de maça verde, e em seguida, faça outro bochecho. A boca tem que estar limpa.

2 – Coloque cerca de 20 mililitros do azeite de oliva a ser degustado em um copo pequeno sem pé, de fundo redondo e paredes finas, de preferência opaco (assim a cor do produto não irá afetar seu julgamento). Também é importante que os copos de degustação estejam sem qualquer cheiro.

Christiane Bracco, do Atelier do Azeite, ensina os procedimentos para aquecer o azeite antes da degustação

3 – Tampe o copo de degustação com uma lâmina de vidro e esfregue o fundo e as paredes do copo com as mãos para aquecer o azeite e aproximar sua temperatura à do corpo humano e os aromas ficarem mais perceptíveis.

4 – O primeiro passo é colocar o nariz junto à abertura do copo e sentir todos os aromas com grande atenção. Procure identificar a natureza dos aromas. Dependendo da variedade, podem lembrar ervas recém-cortadas, maçãs verdes, frutos secos, abacate, notas cítricas e assim por diante.

Em seguida, deve-se degustar uma pequena quantidade de azeite, que deve ser despejado sobre a língua e espalhado por todo o interior da boca. Uma segunda pequena dose de azeite é que vai permitir a verdadeira percepção dos gostos.