Pipoca, vinho quente e quentão são alguns dos produtos mais típicos das festas juninas em todo o Brasil. A fogueira e a famosa quadrilha, ao som das músicas tradicionais, não podem ficar de fora, pois servem para alegrar e dar inspiração aos participantes sem deixar ninguém perder o ânimo e ficar parado durante o evento.

Com uma provável origem das festas pagãs européias para celebrar o solstício de verão, as festas juninas foram incorporadas à tradição cristã e são comemoradas em diversos lugares do mundo, como parte das homenagens para São Pedro, Santo Antonio e São João. Mas no Brasil as festas ganharam um aspecto peculiar de cada região, além de se tornar uma das principais celebrações populares.

Conheça algumas:

Caruaru

Caruaru, conhecida como a capital do forró, está localizada no interior de Pernambuco e também é o local onde acontece uma das festas juninas mais tradicionais do país. As comemorações levam mais de 1 milhão de turistas para a região no período junino, que acompanham de perto mais de cem atrações, desde apresentações de grupos típicos até grandes shows.

Para comportar o grande número de visitantes, a infraestrutura do local se divide em quatro grandes pólos: Parque de Eventos Luiz Lua Gonzaga, o maior de todos, com 40 mil metros quadrados; Alto de Moura, considerado o maior Centro de Artes Figurativas da América Latina; Arraial da estação; e Corredor das Drilhas.

Algumas curiosidades do evento são: a pamonha de 220 kg e o cuzcuz de 600 kg, considerados os maiores do mundo segundo o Guinness Book; os concursos, como o do beijo mais demorado e do homem mais feio do mundo; e o desfile de carros alegóricos, semelhantes ao de carnaval, na véspera de São João.

Campina Grande

Outro destino muito procurado no Nordeste para as festas juninas é Campina Grande, no interior da Paraíba. O Forródromo é o local onde milhares de pessoas se encontram todos os anos para dançar, ver as apresentações típicas e os desfiles, além de apreciar a culinária e as brincadeiras típicas da festa.

O evento é organizado pela prefeitura local e também é conhecido como O Maior São João do Mundo.

Belo Horizonte – “Arraial de Belô”

A capital do Estado de Minas Gerais também não pode ficar de fora com o Arraial de Belô, considerada a maior festa junina da região Sudeste. Em sua 32ª edição, o evento traz uma ampla programação para os meses de junho e julho, a ser realizada em praças, parques e em diversos outros espaços da cidade.

O destaque da festa fica com o Concurso Municipal de Quadrilhas, onde cerca de 50 grupos de quadrilhas, totalizando mais de 3 mil componentes, fazem apresentações em diversos pontos da cidade.

A festa conta com shows musicais de artistas de renome nacional, decoração junina e dezenas de barraquinhas com bebidas e comidas típicas, além de deliciosos pratos da cozinha mineira.

São Paulo

Na capital paulista o destaque fica para os diversos eventos juninos realizados por toda a cidade, principalmente os realizados em Clubes e Paróquias

Esporte Clube Pinheiros

O tradicional clube paulistano realiza há vários anos as festas juninas como um grande evento. Localizado em um dos bairros nobres da capital paulista, o clube vira um verdadeiro rancho, com barracas de comida e jogos, mas são os shows que tornam a festa ainda mais atrativa para os visitantes. Neste ano, Jeito Muleque (18/6), Rio Negro & Solimões (19/6), Barra da Saia (20/6) e Marcos & Belutti (21/6) agitam o arraial.

De 18 a 21 de junho, quinta, das 19h à 1h; sexta, das 19h às 2h; sábado, das 11h30 às 2h; domingo, das 11h30 às 20h30. Clube Pinheiros: R. Tucumã, 600, Pinheiros, tel.: (11) 3598-9700 e (11) 3598-9700. Ingressos de R$ 20 a R$ 35.

Associação Portuguesa de Desportos

A festa junina da portuguesa é tradicional por ser um evento familiar e por reunir uma grande quantidade de shows durante todo o mês de junho. As próximas apresentações são: Nuwance, Rodriguinho e Caio César & Diego, no dia 20/6; Edson & Hudson e Sorriso Maroto, no dia 21/6; Alexandre Pires e Natiruts, no dia 27/6; D Black, Inimigos da HP e Exaltasamba, no dia 28/6.

De 6 a 28 de junho, sábados e domingos, das 19h à 1h. Portuguesa: R. Comendador Nestor Pereira, 33, Canindé, tel.: (11) 2125-9400 e (11) 2125-9400.

Paróquias

Paróquia Nossa Senhora da Consolação

Na região central da cidade, a festa junina da Paróquia Nossa Senhora da Consolação oferece barracas de comida típicas, jogos e quadrilha com as crianças da catequese da paróquia.

De 30 de maio a 28 de junho, sábados e domingos, a partir das 18h. Paróquia Nossa Senhora da Consolação: R. da Consolação, 585, Centro, tel: (11) 3256-5356 e (11) 3256-5356. Entrada Grátis.

Igreja do Calvário

Na festa da Igreja do Calvário encontra-se toda a miscigenação da cidade de São Paulo. Barracas de comida portuguesa, italiana, nipo-brasileira, de fogaça, pizza, vinho quente, quentão, doces e acarajé, de jogos e atrações musicais com duplas de música sertaneja e forró.

De 30 de maio a 5 de julho, sábados, das 17h às 24h; domingo, das 17h às 23h.
Igreja do Calvário: R. Cardeal Arcoverde, 950, Pinheiros, tel.: (11) 3085-1307 e (11) 3085-1307.

(Fotos: Divulgação e Reprodução)