Museu Afro Brasil dá parabéns a São Paulo com vários eventos

Em comemoração aos 457 anos da cidade de São Paulo o Museu Afro Brasil  promoverá dia 25 de janeiro, das 13 horas às 17 horas, uma programação especial.

Serão abertas as exposições “A Natureza Viva de Frans Krajcberg” e “As Bandeiras do Vodu e os Primeiros Momentos do Terremoto”; haverá o lançamento dos livros de arte “Eu Tenho Um Sonho – De King a Obama – A Saga Negra do Norte” e “Textos de Negros e Sobre Negros”, organizados pelo artista plástico Emanoel Araujo, em coedição com a Imprensa Oficial do Estado de São Paulo; além do lançamento da nova edição da Revista Afro B – 03, publicação trimestral Museu Afro Brasil/Pontão de Cultura.

Exposições
A Natureza Viva de Frans Krajcberg – de 25 de janeiro a 27 de fevereiro. Uma seleção de fotos que revelam a grande paixão do artista, que é também um assumido defensor da natureza. Da visão deste amante solitário surgem imagens de beleza sedutora. As folhas, as flores, as matas e as florestas. Para esta mostra, o curador Emanoel Araujo selecionou 16 imagens que fazem parte do Calendário 2011 da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo.

As Bandeiras do Vodu e os Primeiros Momentos do Terremoto”- De 25 de janeiro a 27 de fevereiroA exposição apresenta objetos sagrados haitianos ao lado do trabalho fotográfico dos brasileiros Anderson Schneider e Caio Guatelli, jornalistas que foram à capital Porto Príncipe para a cobertura da catástrofe que assoulou o país em janeiro de 2010.

Livros
Textos de Negros e Sobre Negros – Org. Emanoel Araujo (Coedição Museu Afro Brasil e Imprensa Oficial do Estado de SP). O livro é um mergulho na vida, na cultura e na construção da complexa identidade do negro brasileiro. São mais de 30 textos formando uma super coletânea, onde negros (famosos ou não) refletem sobre personalidades negras que tiveram um olhar sensível, mesmo na adversidade de momentos poucos favoráveis, mas cheios de paixão para entender, compreender e interpretar o outro.

Eu Tenho Um Sonho. De King a Obama – A Saga Negra do Norte” – Org. Emanoel Araujo (Coedição Museu Afro Brasil/Imprensa Oficial do Estado de São Paulo). A obra é baseada na exposição de mesmo nome, inaugurada em 20 de novembro de 2009. Imagens, textos e obras foram selecionadas para celebrar, em um pouco mais de um século após a Abolição dos Escravos, a grande conquista do afro-americano: ter um negro na presidência dos Estados Unidos.

Museu Afro Brasil
Parque do Ibirapuera, São Paulo
Tel. 11 3320-8921
Terça a domingo, das 10 às 17 horas
Entrada grátis
www.museuafrobrasil.org.br